36ª semana
Como você está:
Você está quase no final da gestação e no começo de sua nova vida. Termine sua preparação final estocando fraldas (muitas fraldas), pomadas para assaduras, lavando macacões, bodies, vestidinhos e garantindo que o quartinho esteja pronto para receber seu bebê. Desta forma, mesmo que o bebê chegue antes do tempo, você estará pronta.
- É... vida nova mesmo. O quartinho está praticamente pronto, só falta começar a estocagem de fraldas.
A média de ganho de peso até agora é de 10 a 14 quilos. Você deveria estar consumindo cerca de 2400-2800 calorias por dia. Seu corpo está trabalhando pesado agora e necessita de combustível de qualidade. Se você ainda não fez o teste para estreptococos beta-hemolítico (um germe que pode contaminar a bolsa das águas de forma silenciosa), pergunte ao seu médico sobre esse assunto. É também um bom momento para visitar o hospital onde você vai dar a luz.
- Até o dia 22/02 (dia da última consulta) a mamãe aqui tinha aumentado 7,7 quilos. Esse exame não foi solicitado, não.
Pode ser que você sinta aumentar a pressão no baixo ventre, e note que seu bebê está descendo. Quando ele encaixar, seus pulmões e seu estômago vão agradecer, e você conseguirá respirar e comer um pouco melhor. Andar, porém, vai ficar cada vez mais desconfortável; há mulheres que dizem que parece que o bebê vai despencar a qualquer momento. Além disso, a vontade de fazer xixi dificilmente dará trégua.
- De fato comecei a sentir uma coisa nova desde a semana passada. Não sei explicar bem, mas é como se fosse uma caimbra na virilha que trava a perna. A sensação não é nada boa.
Esse é o momento dos receios. O principal é o parto - medo da dor das contrações, da anestesia, de morrer no parto, do cordão umbilical estar enrolado no pescoço do bebê, da prematuridade, etc, etc e etc. Como são muitas dúvidas, as grávidas acabam esquecendo de conversar sobre elas com o médico, portanto anote tudo num caderno. Daqui em diante, tome somente banhos de chuveiro e tenha cuidado com os seios, lavando-os com sabão neutro. Não faça, de forma alguma, uso de irrigações ou duchas vaginais sem instruções específicas do seu médico.
- Talvez sejam esses receios que estão atrapalhando (ainda mais) o meu sono. Já comecei as anotações... acho que a próxima consulta será loooooonga.
Dormir pode parecer um sonho distante durante esta semana. A cada dia que se passa, achar uma posição confortável para dormir se torna uma tarefa ainda mais difícil, ainda mais quando há apenas 2 posições para escolher, virada do lado esquerdo ou do direito. Para minimizar este incômodo, cerque-se de almofadas de apoio em sua cama para deixar a superfície mais acolchoada. Esta dica realmente funciona.
- Funciona mesmo, gente. Ai de mim se não fossem os meus quatro travesseiros.
Como está seu bebê:
Reta final! Quando esta semana terminar, seu bebê estará oficialmente "a termo", ou seja, pronto para nascer. O melhor é não ter pressa. Lembre-se de que a gestação dura oficialmente 40 semanas.
- Tá ouvindo Fernanda? Nada de ter pressa, hein?!
Nesta semana a gordura está preenchendo os ombros e joelhos, bem como formando dobras no pescoço e cintura do bebê. As suas gengivas estão bem duras agora. Seu bebê continua a ganhar peso a uma média de 250 gramas por semana. Ele deve estar pesando cerca de 3 kg e medindo 49 centimetros. Ao se mexer, espreguiçar ou trocar de posição, o bebê, consequentemente, desalinhará sua barriga. Nessas situações, será possível identificar o bracinho ou então a perninha da criancinha.
- Isso eu já comentei com vocês, né? As "deformações" da barriga estão cada dia maiores, mas é tão bom!!!
Seu bebê tem padrões definidos de sono e vigília - abrindo os olhinhos enquanto acordado e fechando-os enquanto dormindo. Ele ficará alerta quando exposto à luz, assim como qualquer bebê recém-nascido faria. É comum a realização de um exame chamado cardiotocografia anteparto ou monitoragem fetal, feito semanalmente, cujo objetivo é avaliar o bem estar fetal.
- Esse exame faremos dia 10/03. Estou curiosa para ver como é.
* 36 semanas