terça-feira, 29 de março de 2011

Queridos, CHEGUEI!


É com muita felicidade que anunciamos o nascimento da Fernanda, nesse dia 29 de março de 2011, às 8h, pesando 2,645kg e medindo 47cm, no Hospital Papi.
Mamãe e bebê passam bem e estão no apartamento n° 304, 3° andar.  Estamos imensamente felizes e agradecemos desde já a torcida de todos para que tudo corresse bem.

Um forte abraço da mamãe, do papai e da pequena Fernanda.


* 39 semanas e 1 dia.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Agora é questão de horas...

Aviso aos navegantes...

Amanhã a Fernanda estará entre nós, se Deus quiser.  O parto foi marcado hoje à tarde e amanhã pela manhã já estaremos com a nossa bebê nos braços, se Deus quiser.

Ansiosos? Sim, mas não tanto quanto eu imaginava.  Felizes? Infinitamente.

Abraços da mamãe e do papai!

Agora é questão de dias...




39ª semana

Como você está:

Você está se sentindo pesada e desajeitada? À medida que o bebê desce para a pelve, seu centro de gravidade se desvia, o que pode fazer você perder o equilíbrio. O útero está cerca de 20 cm acima do umbigo.

- Porque não dizer que estou parecendo uma patinha?! Acho que é uma boa comparação.

Enquanto seu bebê não vem, desfrute ao máximo seus últimos dias de gravidez, acariciando sua barriga e conversando com ele. Lembre-se que ela está chegando ao fim e pode ser sua última oportunidade de sentí-lo dentro de você.
- Ai, ai, como vou sentir saudades da minha barriga e sentir minha bebezinha mexendo...

Em razão da iminente possibilidade de um novo bebê surgir ao mundo, o banheiro passa a ser a segunda "casa" da mamãe. Fique sempre atenta aos sinais das contrações e rompimento da bolsa. Se isso acontecer, avise seu médico e vá para a maternidade.

- Sempre alerta!

O ideal seria a mamãe ter engordado até agora no máximo uns 15 kg. Mas é claro que isso depende muito de mulher para mulher.

- Conforme a última pesagem, a mamãe aqui ganhou 9,8kg.

A instabilidade emocional é grande, mas você deve procurar relaxar, ouvindo música, meditando, lendo... lembre-se de que é você quem vai criar o ambiente de calma e serenidade de que seu bebê precisa para sentir-se bem e confortável.

- As vezes fico meio impaciente, mas em linhas gerais estou muito tranquila, graças a Deus.

Como está seu bebê:

A maior parte do lanugo já desapareceu e o bebê se prepara para nascer em poucos dias. Os pulmões estão maduros e a produção de surfactante está aumentada para manter os alvéolos abertos. O abdome fetal é grande e arredondado, especialmente, devido ao fígado que ainda produz glóbulos vermelhos. A pele torna-se mais espessada e mais pálida (branca ou rosa azulada) e a cada dia o feto ganha cerca de 15 gramas de gordura.

- Que presente lindo que a mamãe e o papai vão ganhar!  Já estou imaginando...

Agora ele não pode se mover muito devido à falta de espaço. Pesa em torno de 3200-3500 gramas e mede 50 cm. Ele enxerga, ouve e chupa o dedo. Os bebês acumulam gordura até o fim da gestação, já que perdem peso logo que nascem e precisam dela para regular sua temperatura.

- Olha... a Fernanda ainda está com todo o gás e se mexe muuuuuito.  Acho incrível! Não sei como ela consegue.  Porém, ultimamente, a sua grande movimentação, em alguns momentos, causa certo desconforto para a mamãe.  Deve ser, justamente, devido a falta de espaço, mas mesmo assim eu adoro!

O sistema imunológico do seu bebê continua a se desenvolver, e alguns de seus anticorpos continuam sendo depositados em seu bebê através de sua placenta. No entanto, esta proteção vai durar apenas algumas semanas, mas após o seu nascimento ele irá aumentar esta proteção através da amamentação, que vai ajudá-lo a se proteger contra doenças e infecções na vida fora do útero.

- A mamãe aqui está na torcida para ter bastante leite para amamentar a nossa pequena.

* 39 semanas

quinta-feira, 24 de março de 2011

Ufa! Ultrapassamos a barreira dos 3kg

Olá amigos, seguidores, visitantes, admiradores, etc!  Quero dizer que já peso mais de 3kg e tenho 49cm.  Minha mãe teve que dar um gás danado para conseguirmos, mas valeu a pena.

Essa semana foi só de médico e eu apareci na televisãozinha duas vezes.  Já me sinto uma pop star.  Terça-feira refizemos o USG com doppler e a médica disse que está tudo bem, que eu sou meio pequenininha, mas acho que tenho a quem puxar, né?  Na quarta-feira foi o dia da cardiotocografia e dessa vez eu resolvi me comportar melhor.  Me mexi só o suficiente para a médica ver que eu estava bem e ganhei nota 10.  Enfim, eu posso até ser pequeninha e magrinha, ou melhor, esbelta, mas sou super saudável.  A mamãe, o papai e a vovó ficaram bem mais tranquilos.  Percebi que eles estavam meio preocupados.

Como eu queria impressionar os meus papais, resolvi dar outra cambalhota e voltei para a posição que estava na semana retrasada: de cabeça para baixo.

Hoje foi dia do pré-natal e a Dra. Gleisse confirmou que estava realmente tudo bem e já sei que vou chegar entre os dias 30/03 e 01/04.  Fiquei muito feliz! Acho que o mundo aí fora é um barato.

Até breve, muito breve!

* 38 semanas e 3 dias

quarta-feira, 23 de março de 2011

Uma fantástica viagem chamada gravidez

Será possível descrever esses 239 dias de gravidez em algumas palavras? Bem, vamos tentar.

Para mim esse momento foi muito idealizado e não poderia ter vindo em melhor hora, sem pressa, sem grande ansiedade.  Curti bastante esses dias de grávida e como fui (e tenho sido) feliz.  Sinto como se o espaço que a Fernanda ocupa em minha vida hoje estivesse reservado desde sempre, só esperando a sua chegada.
Mas claro que existiram momentos "sensíveis".  Eu chorei, mas sorri muito mais; senti dores, mas senti muito calor no coração; senti sono, mas quando dormi tive maravilhosos sonhos; me preocupei, mas descobri que posso contar com pessoas que nos amam; senti enjoo, azia, calor, mas sempre vi em tudo isso um sinal da presença da minha filha em nossa vida.

Sei que estou diante de um grande desafio, afinal, educar uma criança no mundo de hoje não é nada fácil, ainda mais quando temos que nos dividir entre o papel de mãe, esposa e profissional.  Mas com fé em Deus e muito amor acredito que cumprirei o meu papel.

Se eu viver 100 anos não esquecerei desses dias emocionantes que foram a gravidez da Fernanda.  Cada mexida, cada evolução, cada imagem meio indefinida do ultrassom, cada presentinho, cada batimento apressado no consultório médico, cada detalhe... nossa... quantas emoções!

Só que, como tudo na vida, essa viagem tem início, meio e fim.  E o fim está batendo em nossa porta.  E o que eu estou pensando? Eu confidencio: "E agora, o que fazer?"  E algo me responde do fundo do meu ser:  "Começar de novo, curtindo as novas emoções e aprendendo a ser o que temos de mais nobre na vida: MÃE."






* 38 semanas e 2 dias

segunda-feira, 21 de março de 2011

Faltam APENAS 2 (DUAS) semanas.


 38ª semana

Como você está:

Estas duas últimas semanas demoram um pouco para passar. Mas é um bom momento para dar os últimos retoques no quarto do bebê ou fazer coisas que depois não vai poder fazer: ir ao cabeleireiro, resolver uma questão no banco, rechear os armários para não ter de fazer supermercado tão cedo... É claro que sua ansiedade está à flor da pele, procure manter-se sempre sob controle e saiba que os seus dias de grávida logo se transformarão em dias de mamãe.

- Bem... a mamãe aqui, hoje, está relativamente tranquila, ainda.  Confesso que essa semana a ansiedade aumentou um pouco, principalmente por causa daquele detalhe do ganho de peso abaixo do esperado da Fernanda.

O inchaço nas pernas e nos pés é bem comum nesta fase, ainda mais se estiver calor. Se você inchar de repente no rosto ou nas mãos, ou aumentar muito de peso de um dia para o outro, avise o médico, porque esses são sintomas da pré-eclâmpsia.

- É verdade... os pés praticamente não desincham mais.  E o calor deve estar colaborando, pois está muito quente aqui em Natal.  Fico até pensando no quanto a minha bebezinha deve sofrer nos primeiros dias de nascida nessa quentura toda.

Muitas mulheres não continuam a aumentar de tamanho nesse último período da gravidez, porém, o desconforto é um efeito que não pára e, tende apenas à piorar. Nesta semana, é provável que você comece a sentir leves estímulos elétricos nas pernas e na vagina. Isto é causado em razão do toque que o bebê dá em seus nervos enquanto penetra na bacia.

- Eu acho que continuo ganhando peso, com esse suplemento alimentar que ando tomando e os "choques" eu tenho sentido sempre.

Neste momento você deve ter decidido se o seu parceiro ficará ou não dentro da sala no momento do parto. A decisão é sua, mas esteja ciente de que estar ao lado da pessoa que você ama no momento do parto pode ajudar a aliviar e muito as dores do parto.

- A mamãe aqui adoraria ter a companhia do maridão/papai na sala de parto, mas não vai dar...  Ele é hemofóbico.  Se não tiver alguém junto, desmaia até se for coletar sangue para exames.  Então não tem nem o que decidir, não é mesmo?  Mas já tenho substituta: minha irmã me acompanhará.

Como está seu bebê:

O bebê está com peso de aproximadamente 3100g e sua medida, da cabeça ao bumbum ainda é de 35cm e sua medida total é de 47cm e já está bem esperto. Consegue segurar coisas com as mãos, como o cordão umbilical. Depois que nascer, vai segurar seu dedo bem forte. Os órgãos estão totalmente desenvolvidos e no lugar certo. Os pulmões e o cérebro já funcionam, por isso se ele nascer antes das 40 semanas não deve enfrentar nenhum problema.

- Nossa bebezinha está um pouco abaixo dessas medidas, mas a sua intensa movimentação me dá uma certa tranquilidade de que ela pode ser pequenininha e magrinha, mas é forte e tem vitalidade.

O bebê já é considerado "a termo", ou seja, pronto para nascer, e de agora em diante o trabalho de parto pode iniciar a qualquer momento. Entretanto se você irá fazer uma cesárea, a melhor época para agendar é na semana que vem! Existem comprovações científicas de que o benefício é sensível para o bebê.

- Oba, daqui a pouco vou ver o mundo aí fora!!!!

Que cor vão ser os olhos? Se a criança nasce já de olhos castanhos, eles devem ficar assim. Mas, se forem cinzentos ou azulados, podem ir para qualquer lado: azuis, verdes, castanho claro e até castanho escuro. A cor só vai se definir lá pelos 9 meses.

- Será que teremos uma morena dos olhos verdes, hein?!

Seu bebê pode se arranhar no útero já que as unhas dele ultrapassaram as pontas dos dedos. Os pulmões do seu bebê continuam a maturar. O cérebro e as funções nervosas estão funcionando melhor a cada dia.

- Me aguardem, que eu estou quase no ponto.
  
* 38 semanas

sábado, 19 de março de 2011

Complementando informações...

Ontem foi a consulta semanal do pré-natal e a nossa obstetra fez a avaliação da última monitoragem.  Em linhas gerais, ela disse que a nossa bebê está bem, bastante ativa e por enquanto não devemos nos preocupar por ela não estar ganhando peso como deveria, pois pode ser que seja o biotipo dela, magrinha.

Porém, por via das dúvidas, pediu para repetir o ultrassom com doppler para avaliar se o fluxo sanguíneo entre a mamãe e a nossa bebê está normal e vamos fazer outra monitoragem um dia antes do retorno para acompanhar os sinais vitais e o nível do líquido aminiótico.

Confesso que fiquei um pouco preocupada, pois tenho me esforçado bastante para comer mais do que tenho apetite, estou tomando o suplemento alimentar como prescrito e para mim surtiu efeito (engordei 1,4kg em uma semana), mas a altura uterina não aumentou nenhum centímetro e Fernanda não engordou nem 100g.  Não acho que isso seja normal.  Enfim, vamos continuar na batalha, sempre atenta aos sinais da nossa princesinha, e esperar os resultados dos exames para confirmar que está tudo bem com ela.

Saudades do papai... Ainda bem que acaba hoje.  Te amamos, amor.  Estamos a sua espera.

* 37 semanas e 5 dias

quinta-feira, 17 de março de 2011

As aventuras de Fernanda

Hoje foi dia de monitoragem e a Fernanda deu um trabalho... Estava numa agitação, num mexe-mexe tão grande que o sensor perdeu a sua frequência cardíaca várias vezes, sendo necessário reposicioná-lo.

Mas o resultado foi ótimo, ganhou nota 10, mas infelizmente não engordou tanto quanto gostaríamos, aumentou cerca de 100g em 1 semana.  Amanhã a mamãe aqui deve levar mais alguns puxões de orelha.  Desde já vou dizendo que estou fazendo o que posso, tomando o suplemento alimentar, comendo de 3 em 3 horas mesmo sem fome, mas engordar não é meu forte.  Fazer o quê, né? Pelo jeito a Fernanda vai parecer comigo, nesse aspecto.

Ah... mas a maior novidade eu vou contar agora... Essa garotinha, às vésperas do parto, resolveu sair da posição cefálica (cabeça para baixo) e está agora na posição pélvica, ou seja, sentadinha.  Dá para acreditar?!  Essas mudanças de posição nas últimas semanas da gestação não são impossíveis, porém são bastante difíceis de ocorrer, sendo mais fácil o contrário - de pélvica para cefálica - por causa do peso da cabeça.  E Fernanda fez o mais difícil.  Agora a expectativa é se ela vai conseguir fazer de novo.  Se não, cesárea confirmada.

Amanhã voltamos com mais notícias.

* 37 semanas e 3 dias

segunda-feira, 14 de março de 2011

Faltam 3 semanas!


37ª semana

Como você está:

Você conseguiu! Seu bebê será considerado completo no final desta semana. Isso significa que o seu bebê está oficialmente no forno esta semana e você pode, literalmente, dar à luz a qualquer momento.

- Gente... é uma vitória e tanto, viu?!

Na sua consulta desta semana, seu médico fará um exame interno, exame de toque, para ver como as coisas estão progredindo. Não vamos mentir, um exame "interno" pode ser bastante dolorido. Mas, olhe, ainda não é o parto! Enquanto seu bebê está ali, seu médico vai checar três coisas: a dilatação (quão aberto seu cérvix está), a maturação (quão macio seu cérvix está) e a obliteração (quão fino seu cérvix está).

- Já fui avisada pela minha obstetra que esse procedimento será feito na próxima consulta (18/03).

É provável que esta semana você tenha dificuldades para dormir. Há pesquisas mostrando que o terceiro trimestre é o pior para o sono da grávida.

- Poxa... que saudade de uma noite interinha de sono.  E ainda vou sentir muita saudade, né?! Está tudo apenas começando.  Mas vejamos pelo lado positivo: estarei acordada, porém com a minha jóia mais preciosa.

Nesta etapa talvez você sinta com mais frequência as contrações de treinamento. Às vezes elas vêm seguidas e dão até a impressão de que é o trabalho de parto. Para ser trabalho de parto mesmo, elas têm de ser cada vez mais fortes.

- Na frequência das contrações de treinamento não percebi grande diferença, mas na intensidade...

Seu útero está começando a empurrar a cabeça do bebê para baixo e ele vai penetrando na bacia (encaixando). Consequentemente, sua barriga desce um pouco, fazendo com que sua azia e falta de ar diminuam. O corrimento vaginal pode estar mais forte agora e parece mais mucoso enquanto o bebê se prepara para nascer, você está perdendo o tampão mucoso que "veda" a entrada do útero, isto é normal.

- É... a transformação de grávida em mamãe está próxima.
Como está o seu bebê:
 
Parabéns! Teoricamente o bebê está pronto. Se ele viesse ao mundo neste instante todos os sistemas já estariam prontos para funcionar. Sabemos que você mal pode esperar para ter seu bebê nos braços, mas saiba que ele se beneficia de cada minuto que fica no forno.

- Os médicos dizem que essas últimas semanas só são boas para o bebê, por que para a mamãe é só de sofrimento. Mas... Não precisa pressa, minha filhotinha.  Pode ficar no seu "apê" o tempo que precisar!

Ele pesa cerca de 3 quilos e mede em torno de 47 cm agora. O corpo está mais arredondado e rechonchudo devido a novos depósitos de gordura, mantendo a temperatura cerca de 1ºC acima da temperatura materna. O crescimento do seu bebê diminui nesta semana, o que é ótimo para o canal de parto. Os ossos dele estão ainda mais macios e flexíveis e irão solidificarem-se logo depois do parto.

- Até quinta-feira passada minha jóia estava pesando cerca de 2,700kg e medindo 45cm.
 
A limitação de espaço continua a restringir a movimentação fetal. Lembre-se de sentir seus últimos pontapés pois, acredite, você sentirá falta deles.  Fique também atenta aos movimentos do bebê. Caso ele não se movimente por mais de quatro horas, avise seu médico para certificar-se de que tudo está bem, pois esta situação pode significar alguma dificuldade ou diminuição do bem-estar fetal.


- Nossa... eu já sinto saudades da minha barriga, de sentir a Fernanda mexendo... Aff! Com certeza eu sentirei muita falta.  Até gravei um vídeo com as estripulias dela para me recordar de vez em quando.

Nesta semana o bebê está perdendo o lanugo, uma penugem que o cobria até agora. Também perde o verniz caseoso (também chamado de vérnix), que é uma camada gelatinosa que cobria a pele dele para protegê-la. Parte dessa película ainda pode estar lá quando ele nascer. Tanto o lanugo como o verniz são engolidos pelo bebê, e vão formar seu primeiro cocô, uma mistura quase preta chamada mecônio.

- Essa tarde dei uma estudada em cocôs.  Vi algumas fotos e já não me assustarei ao ver o primeiro cocô da Fernanda.

* 37 semanas

sábado, 12 de março de 2011

Mamãe peso pena II

Quinta-feira, 9 horas da manhã, ainda em Mossoró, teve início mais uma maratona de exames, clínicas e médicos.  Partimos com destino à Natal "de mala e cuia", para aguardar a chegada da Fernanda.
Chegamos por volta de 12:30h, almoçamos, tomamos um banho (o calor em Natal está semelhante ao de Mossoró) e fomos para a clínica Fertile, onde fariamos a cardiotocografia + perfil biofísico fetal.

"A cardiotocografia (CTG) é um método biofísico não invasivo de avaliação do bem estar fetal. Consiste no registro gráfico da frequência cardíaca fetal e das contrações uterinas. É classificada em cardiotocografia anteparto quando realizada antes do início do trabalho de parto.  Também chamado de monitoragem fetal."

"O perfil bifísico fetal avalia o bem estar fetal por meio de sinais observados com a ultrassonografia (tônus, movimentação corporal, movimentação respiratória e reatividade cardíaca do feto; quantidade de líquido aminiótico). Além disso, avalia também o crescimento, a posição e a apresentação do bebê e as características da placenta".

A espera foi hiper, mega, ultra cansativo... saímos da clínica por volta de 19h. Ufa!  Recebemos os resultados e fomos para o nosso merecido descanso.  Ah... mas antes fomos visitar os tios Gorete e Lenildo que estão passando uns dias aqui em Natal conosco.

Sexta-feira, 8 horas da manhã, partimos rumo à Clínica da Mulher para o nosso encontro com a Dra. Gleisse.  Hora do pré-natal. Conforme os exames temos:

Fernanda - frequência cardíaca normal, ILA (índice de líquido aminiótico) normal, placenta grau II, 44,8cm de comprimento e pesando 2,691kg.

Mamãe da Fernanda - pressão 10x6, AU (altura uterina) 34 - a mesma de 15 dias atrás, pesando 53,1kg - apenas 700g acima do peso do dia 22/02.

Resultado: Mamãe e bebê bem, mas muito magrinhas.  Relaxamento, suplemento alimentar e refeições de 3 em 3 horas para acelerar o ganho de peso.

Justificativa da mamãe:  Essas últimas duas semanas foram bastante cansativas para nós.  Estava correndo contra o tempo para deixar tudo organizado em Mossoró, tanto em casa quanto no trabalho, para poder viajar tranquila, sem precisar retornar antes do nascimento da Fernanda e acabou rolando um "estressezinho".  Apesar de ter mantido a alimentação, quando estou muito acelerada tenho uma tendência enorme de emagrecer e não deu outra.

Mas tudo bem. Na quinta e sexta próximas, respectivamente, repetiremos os exames e retornaremos à médica. Vou seguir as recomendações direitinho e volto para contar o resultado.

* 36 semanas e 4 dias

segunda-feira, 7 de março de 2011

Faltam 4, isso mesmo, 4 semanas!

36ª semana

Como você está:

Você está quase no final da gestação e no começo de sua nova vida. Termine sua preparação final estocando fraldas (muitas fraldas), pomadas para assaduras, lavando macacões, bodies, vestidinhos e garantindo que o quartinho esteja pronto para receber seu bebê. Desta forma, mesmo que o bebê chegue antes do tempo, você estará pronta.

- É... vida nova mesmo. O quartinho está praticamente pronto, só falta começar a estocagem de fraldas.

A média de ganho de peso até agora é de 10 a 14 quilos. Você deveria estar consumindo cerca de 2400-2800 calorias por dia. Seu corpo está trabalhando pesado agora e necessita de combustível de qualidade. Se você ainda não fez o teste para estreptococos beta-hemolítico (um germe que pode contaminar a bolsa das águas de forma silenciosa), pergunte ao seu médico sobre esse assunto. É também um bom momento para visitar o hospital onde você vai dar a luz.

- Até o dia 22/02 (dia da última consulta) a mamãe aqui tinha aumentado 7,7 quilos.  Esse exame não foi solicitado, não.

Pode ser que você sinta aumentar a pressão no baixo ventre, e note que seu bebê está descendo. Quando ele encaixar, seus pulmões e seu estômago vão agradecer, e você conseguirá respirar e comer um pouco melhor. Andar, porém, vai ficar cada vez mais desconfortável; há mulheres que dizem que parece que o bebê vai despencar a qualquer momento. Além disso, a vontade de fazer xixi dificilmente dará trégua.

- De fato comecei a sentir uma coisa nova desde a semana passada.  Não sei explicar bem, mas é como se fosse uma caimbra na virilha que trava a perna.  A sensação não é nada boa.

Esse é o momento dos receios. O principal é o parto - medo da dor das contrações, da anestesia, de morrer no parto, do cordão umbilical estar enrolado no pescoço do bebê, da prematuridade, etc, etc e etc. Como são muitas dúvidas, as grávidas acabam esquecendo de conversar sobre elas com o médico, portanto anote tudo num caderno. Daqui em diante, tome somente banhos de chuveiro e tenha cuidado com os seios, lavando-os com sabão neutro. Não faça, de forma alguma, uso de irrigações ou duchas vaginais sem instruções específicas do seu médico.

- Talvez sejam esses receios que estão atrapalhando (ainda mais) o meu sono.  Já comecei as anotações... acho que a próxima consulta será loooooonga.

Dormir pode parecer um sonho distante durante esta semana. A cada dia que se passa, achar uma posição confortável para dormir se torna uma tarefa ainda mais difícil, ainda mais quando há apenas 2 posições para escolher, virada do lado esquerdo ou do direito. Para minimizar este incômodo, cerque-se de almofadas de apoio em sua cama para deixar a superfície mais acolchoada. Esta dica realmente funciona.

- Funciona mesmo, gente.  Ai de mim se não fossem os meus quatro travesseiros.

Como está seu bebê:

Reta final! Quando esta semana terminar, seu bebê estará oficialmente "a termo", ou seja, pronto para nascer. O melhor é não ter pressa. Lembre-se de que a gestação dura oficialmente 40 semanas.

- Tá ouvindo Fernanda? Nada de ter pressa, hein?!

Nesta semana a gordura está preenchendo os ombros e joelhos, bem como formando dobras no pescoço e cintura do bebê. As suas gengivas estão bem duras agora. Seu bebê continua a ganhar peso a uma média de 250 gramas por semana. Ele deve estar pesando cerca de 3 kg e medindo 49 centimetros.  Ao se mexer, espreguiçar ou trocar de posição, o bebê, consequentemente, desalinhará sua barriga. Nessas situações, será possível identificar o bracinho ou então a perninha da criancinha.

- Isso eu já comentei com vocês, né?  As "deformações" da barriga estão cada dia maiores, mas é tão bom!!!

Seu bebê tem padrões definidos de sono e vigília - abrindo os olhinhos enquanto acordado e fechando-os enquanto dormindo. Ele ficará alerta quando exposto à luz, assim como qualquer bebê recém-nascido faria. É comum a realização de um exame chamado cardiotocografia anteparto ou monitoragem fetal, feito semanalmente, cujo objetivo é avaliar o bem estar fetal.

- Esse exame faremos dia 10/03.  Estou curiosa para ver como é.

* 36 semanas

domingo, 6 de março de 2011

8 meses e cadê espaço?

Aqui dentro da barriga da mamãe está tudo tão apertado... Nem dá mais para dar uns chutinhos e para me esticar dá um trabalho danado.  A mamãe e o papai vivem dizendo que eu terei um quartinho bem lindo só pra mim e para a vovó quando ela estiver conosco.  Sei não, tô com vontade é de sair desse escuro aqui e ir logo para o meu cantinho aí fora!  A mamãe diz que ainda é cedo, que eu tenho que ficar mais um mês aqui dentro.  Mas um mês é tanto tempo... Ah, e tem a minha titia Cristina que quer que a gente vá a sua festa de formatura que será dia 02/04, mas se eu já estiver aí fora não poderei ir, porque vai ser de noite e eu serei muito novinha para já estar na balada.  Eu só vou se ainda estiver na barriga da mamãe, porque aqui estou mais protegida.

Tô sabendo que é Carnaval e eu aqui nesse aperto nem posso dançar um frevo. É... vamos ver até quando eu aguento esse arrocho. 

Até breve amigos!


Esse lugarzinho é só meu e da mamãe.  Vou fazê-la sentar minhas vezes nessa cadeirinha para matar a minha fome...

* 35 semanas e 6 dias

sexta-feira, 4 de março de 2011

O ciclo está se fechando...

É amigos... a caminhada parecia longa, mas o fim está próximo, muito próximo.  Esse painel me faz pensar o quanto a vida é efêmera e que devemos aproveitar cada momento dos nossos dias desfrutando da companhia de pessoas queridas, praticando o bem  e fazendo o que nos dá prazer, por que o tempo passa e não volta mais.

Há oito meses eu tive a confirmação que Deus me havia enviado um presente e, desde então, temos nos dedicado para fazer de cada um desses 240 dias um dia especial, único, procurando sempre conservar a serenidade para vivermos os momentos sem pensar, demasiadamente, nos próximos e isso tem nos feito muito felizes.

Mas chega de filosofia e vamos falar de nós... A bebê mais querida do mundo está bem e vai fazer exame para confirmar seu bem estar depois do carnaval.  Será uma Cardiotocografia (nome esquisito, né?) com avaliação do biotipo fetal.  Faremos em Natal, dia 10, e retornaremos para a médica dia 11.

Acredito que essa ida para Natal já será para esperar o nosso grande momento: o nascimento da Fernanda.

A mamãe aqui tem se sentido um bocado cansada, mas também tenho que confessar que essa semana não foi fácil.  Por mais que eu tenha tentado me antecipar, sempre ficam coisinhas pendentes... é aquela farmacinha que você não encontra na cor desejada, é aquela mesinha que não cabe no quarto, é aquela poltrona que você não acha... Enfim, essa semana foi só para desatar nó.  Senti falta de companhia, pois o papai estava extremamente ocupado com o trabalho e não teve como me acompanhar nessas andanças.  O que eu pensei? EU QUERO A MINHA MÃE!!!!!

Os exames laboratoriais apontaram bons resultados e a saúde da mamãe também está OK, graças a Deus.

Mas agora estou mais tranquila, apesar de ainda faltarem umas coisinhas, mas nada imprescindível. Ou seja: Fernanda já pode nascer.

* 35 semanas e 4 dias