segunda-feira, 14 de março de 2011

Faltam 3 semanas!


37ª semana

Como você está:

Você conseguiu! Seu bebê será considerado completo no final desta semana. Isso significa que o seu bebê está oficialmente no forno esta semana e você pode, literalmente, dar à luz a qualquer momento.

- Gente... é uma vitória e tanto, viu?!

Na sua consulta desta semana, seu médico fará um exame interno, exame de toque, para ver como as coisas estão progredindo. Não vamos mentir, um exame "interno" pode ser bastante dolorido. Mas, olhe, ainda não é o parto! Enquanto seu bebê está ali, seu médico vai checar três coisas: a dilatação (quão aberto seu cérvix está), a maturação (quão macio seu cérvix está) e a obliteração (quão fino seu cérvix está).

- Já fui avisada pela minha obstetra que esse procedimento será feito na próxima consulta (18/03).

É provável que esta semana você tenha dificuldades para dormir. Há pesquisas mostrando que o terceiro trimestre é o pior para o sono da grávida.

- Poxa... que saudade de uma noite interinha de sono.  E ainda vou sentir muita saudade, né?! Está tudo apenas começando.  Mas vejamos pelo lado positivo: estarei acordada, porém com a minha jóia mais preciosa.

Nesta etapa talvez você sinta com mais frequência as contrações de treinamento. Às vezes elas vêm seguidas e dão até a impressão de que é o trabalho de parto. Para ser trabalho de parto mesmo, elas têm de ser cada vez mais fortes.

- Na frequência das contrações de treinamento não percebi grande diferença, mas na intensidade...

Seu útero está começando a empurrar a cabeça do bebê para baixo e ele vai penetrando na bacia (encaixando). Consequentemente, sua barriga desce um pouco, fazendo com que sua azia e falta de ar diminuam. O corrimento vaginal pode estar mais forte agora e parece mais mucoso enquanto o bebê se prepara para nascer, você está perdendo o tampão mucoso que "veda" a entrada do útero, isto é normal.

- É... a transformação de grávida em mamãe está próxima.
Como está o seu bebê:
 
Parabéns! Teoricamente o bebê está pronto. Se ele viesse ao mundo neste instante todos os sistemas já estariam prontos para funcionar. Sabemos que você mal pode esperar para ter seu bebê nos braços, mas saiba que ele se beneficia de cada minuto que fica no forno.

- Os médicos dizem que essas últimas semanas só são boas para o bebê, por que para a mamãe é só de sofrimento. Mas... Não precisa pressa, minha filhotinha.  Pode ficar no seu "apê" o tempo que precisar!

Ele pesa cerca de 3 quilos e mede em torno de 47 cm agora. O corpo está mais arredondado e rechonchudo devido a novos depósitos de gordura, mantendo a temperatura cerca de 1ºC acima da temperatura materna. O crescimento do seu bebê diminui nesta semana, o que é ótimo para o canal de parto. Os ossos dele estão ainda mais macios e flexíveis e irão solidificarem-se logo depois do parto.

- Até quinta-feira passada minha jóia estava pesando cerca de 2,700kg e medindo 45cm.
 
A limitação de espaço continua a restringir a movimentação fetal. Lembre-se de sentir seus últimos pontapés pois, acredite, você sentirá falta deles.  Fique também atenta aos movimentos do bebê. Caso ele não se movimente por mais de quatro horas, avise seu médico para certificar-se de que tudo está bem, pois esta situação pode significar alguma dificuldade ou diminuição do bem-estar fetal.


- Nossa... eu já sinto saudades da minha barriga, de sentir a Fernanda mexendo... Aff! Com certeza eu sentirei muita falta.  Até gravei um vídeo com as estripulias dela para me recordar de vez em quando.

Nesta semana o bebê está perdendo o lanugo, uma penugem que o cobria até agora. Também perde o verniz caseoso (também chamado de vérnix), que é uma camada gelatinosa que cobria a pele dele para protegê-la. Parte dessa película ainda pode estar lá quando ele nascer. Tanto o lanugo como o verniz são engolidos pelo bebê, e vão formar seu primeiro cocô, uma mistura quase preta chamada mecônio.

- Essa tarde dei uma estudada em cocôs.  Vi algumas fotos e já não me assustarei ao ver o primeiro cocô da Fernanda.

* 37 semanas

Nenhum comentário:

Postar um comentário