segunda-feira, 28 de março de 2011

Agora é questão de dias...




39ª semana

Como você está:

Você está se sentindo pesada e desajeitada? À medida que o bebê desce para a pelve, seu centro de gravidade se desvia, o que pode fazer você perder o equilíbrio. O útero está cerca de 20 cm acima do umbigo.

- Porque não dizer que estou parecendo uma patinha?! Acho que é uma boa comparação.

Enquanto seu bebê não vem, desfrute ao máximo seus últimos dias de gravidez, acariciando sua barriga e conversando com ele. Lembre-se que ela está chegando ao fim e pode ser sua última oportunidade de sentí-lo dentro de você.
- Ai, ai, como vou sentir saudades da minha barriga e sentir minha bebezinha mexendo...

Em razão da iminente possibilidade de um novo bebê surgir ao mundo, o banheiro passa a ser a segunda "casa" da mamãe. Fique sempre atenta aos sinais das contrações e rompimento da bolsa. Se isso acontecer, avise seu médico e vá para a maternidade.

- Sempre alerta!

O ideal seria a mamãe ter engordado até agora no máximo uns 15 kg. Mas é claro que isso depende muito de mulher para mulher.

- Conforme a última pesagem, a mamãe aqui ganhou 9,8kg.

A instabilidade emocional é grande, mas você deve procurar relaxar, ouvindo música, meditando, lendo... lembre-se de que é você quem vai criar o ambiente de calma e serenidade de que seu bebê precisa para sentir-se bem e confortável.

- As vezes fico meio impaciente, mas em linhas gerais estou muito tranquila, graças a Deus.

Como está seu bebê:

A maior parte do lanugo já desapareceu e o bebê se prepara para nascer em poucos dias. Os pulmões estão maduros e a produção de surfactante está aumentada para manter os alvéolos abertos. O abdome fetal é grande e arredondado, especialmente, devido ao fígado que ainda produz glóbulos vermelhos. A pele torna-se mais espessada e mais pálida (branca ou rosa azulada) e a cada dia o feto ganha cerca de 15 gramas de gordura.

- Que presente lindo que a mamãe e o papai vão ganhar!  Já estou imaginando...

Agora ele não pode se mover muito devido à falta de espaço. Pesa em torno de 3200-3500 gramas e mede 50 cm. Ele enxerga, ouve e chupa o dedo. Os bebês acumulam gordura até o fim da gestação, já que perdem peso logo que nascem e precisam dela para regular sua temperatura.

- Olha... a Fernanda ainda está com todo o gás e se mexe muuuuuito.  Acho incrível! Não sei como ela consegue.  Porém, ultimamente, a sua grande movimentação, em alguns momentos, causa certo desconforto para a mamãe.  Deve ser, justamente, devido a falta de espaço, mas mesmo assim eu adoro!

O sistema imunológico do seu bebê continua a se desenvolver, e alguns de seus anticorpos continuam sendo depositados em seu bebê através de sua placenta. No entanto, esta proteção vai durar apenas algumas semanas, mas após o seu nascimento ele irá aumentar esta proteção através da amamentação, que vai ajudá-lo a se proteger contra doenças e infecções na vida fora do útero.

- A mamãe aqui está na torcida para ter bastante leite para amamentar a nossa pequena.

* 39 semanas

Nenhum comentário:

Postar um comentário