segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Faltam 7 semanas

Como você está:

Finalmente você chegou na semana 33 da sua gravidez, e neste momento você já pode contar nos dedos quantas semanas faltam para finalmente chegar o dia do parto. A partir desta semana você deverá ficar muito mais atenta do que nas semanas anteriores. Isso se deve ao fato de você estar no final da sua gravidez, e por isso, o sinal de trabalho de parto poderá surgir a qualquer momento.

- Ai que medinho, gente!  Como será esse dia, hein? Já imaginei um monte de versões para esse momento, mas tenho a impressão de que será tudo diferente.

Enquanto os sinais de trabalho de parto não aparecem, continue lendo e saiba quais alterações podem ocorrer com o seu corpo e as novidades sobre o desenvolvimento do seu bebê.

- Isso é comigo mesmo! Vivo fuçando na internet para ver o que pode estar acontecendo com a minha baby.  Esse hábito já me rendeu até um apelido: Maria Fuça-Fuça.

Você está ganhando cerca de 300 a 500 gramas por semana e talvez seus pés, suas mãos, seu rosto e seus tornozelos estejam um pouco inchado. A retenção de líquidos, também conhecida como edema, costuma ser pior quando está muito calor, e no fim do dia. O surpreendente é que o que ajuda é beber mais líquido, e não menos. Portanto, capriche nos sucos e na água.

- Esse ganho de 500 gramas por semana é assustador para qualquer mulher, não?

Também tente reduzir o consumo de sal e de açúcar e descanse com os pés para cima. Se por acaso o inchaço for muito grande ou repentino, e você começar a sentir dor de cabeça
, é melhor procurar ajuda médica para medir sua pressão, porque esses podem ser os sintomas da pré-eclâmpsia.

- Vivo olhando, ou tentando olhar, pois não são em todas as posições que isso é possível, os meus pés para conferir se estão "sequinhos".  Por enquanto estou livre desses inchaços, graças a Deus.

Como está seu bebê:

O estirão continua: no fim desta semana, seu bebê pode já ter 44 centímetros de comprimento e provavelmente ele ou ela já deve ter estar pesando 2 quilinhos.. A esta altura, ele deve estar posicionado com a cabeça para baixo - é o que acontece com a maioria dos bebês -, mas pode ser que ainda mude de posição. Os ossos do crânio ainda são maleáveis e não estão completamente fundidos, para facilitar a passagem pelo canal do parto. 

- O tamanho eu não sei, mas os 2 quilinhos da Fernanda estão garantidos e ela já está na posição cefálica, também.

Agora o seu bebê está muito mais receptivo aos estímulos externos. Além dele poder reagir aos sons familiares e aos sons musicais, ele também poderá reagir ao toque, enquanto você massageia a sua barriga.

- Ah, isso é.  Quando a mamãe toma banho e passa aquele oleozinho na barriga eu adoro e fico acompanhando o movimento das suas mãos.  É muito gostoso!

Ao contrário de você, o seu bebê passa a maior parte tempo dormindo durante este período. Além disso, os especialistas acreditam que os bebês neste período de gestação, sejam capazes de sonhar, pois realizam rápidos movimentos com os olhos (REM) enquanto dormem. Vida boa não é mesmo? Passar quase o dia todo dormindo, sonhando e estar o tempo todo juntinho de sua mamãe. Não há coisa melhor.

- Hum... eu acho que a Fernanda não dorme tanto assim, não.  Essa garotinha que eu carrego com todo amor aqui comigo, se mexe o dia inteiro.  A não ser que ela se remexa também enquanto dorme, igual ao papai dela.

* 33 semanas

Um comentário:

  1. oi amiga é pra falar pra vc que nesse mundo não inventaram nada tão bom como ser mãe,ou pelos menos eu desconheço...não nego o trabalho,mas é verdade tb que viramos uma leoa...Nosso dia se resume a fraldas,mamadas,choros,cólicas;isso cansa muito,mas acredite nos enche de felicidades,pois nada como v a carinha de satisfação de um filho ao mamar,nada como a mãozinha em nosso peito,como um sorriso,mesmo que seja apenas reflexo;nada com vê-lo dormir tranquilos,nada explica o q sentimos qd eles estão em nosso colo relaxados !num sei parece que tudo faz sentido,ganhamos uma força que nem sabiamos que tinhamos,nosso coração fica lotado de ternura e compaixão...e assim são todos os nossos dias como mãe,repleto,simplesmente,de puro amor...
    parabéns amiga Cris,pois jájá viverá tudo isso.

    ass:uma mãe a contemplar a sua cria
    Lea

    ResponderExcluir