sábado, 15 de outubro de 2011

O desafio da alimentação infantil

É minha impressão ou toda mamãe sempre acha que seu filho está comendo pouco?  E eu que pensava que me livraria dessa preocupação quando a Fernanda iniciasse a dieta com sólidos e sucos.  Pois é... mais uma vez me vem a certeza: quando você pensa que está entendendo ou que vai entender as coisas, tudo muda.

Uma semana após a introdução de alimentos sólidos, dúvidas e preocupações rondam a mente dos papais aqui.  Eu, particularmente, confesso que achava que o processo seria bem mais fácil.  Mas tem sido um teste de paciência, cheio de incertezas, esses últimos dias.´
A situação é a seguinte:  Fernanda até que aceita bem os sucos e frutas, mas tem horas que cerra os lábios e não quer de jeito algum.  Fico looooongos minutos, insistindo, insistindo, fazendo graça, brincando, para conseguir mais um gole (sim, gole, porque mamadeira ou copo de treinamento ela não quer de forma alguma, só toma líquidos em copos), ou uma "colheradinha". 
Mas é na hora do almoço que o bicho pega.  Apesar do pediatra ter alertado para não usar peneira ou liquidificador, tivemos que ceder à peneira.  A Fernanda não tem aceitado bem o alimento em forma de purê; a aceitação é melhor se estiver bem ralo ou líquido mesmo.  E aí está o problema... Até que ponto ela estará alimentada ingerindo somente o caldo da sopinha?  E se não aprender a comer sólidos?  E se eu insistir com os alimentos em forma mais consistente e ela passar fome? Não sei se é impressão, mas acho até que ela emagreceu nesses últimos dias.  Não sei o que fazer!

Para dificultar ainda mais, ela não aceitou a mamadeira.  Então a gente nunca sabe quanto de suco ou água ela tomou, porque com o copo sempre vai uma parte fora.  Por falar em "vai uma parte fora", que confusão que virou a minha cozinha.  Misericórdia! Voa prato, cai colher, chove feijão... E a propósito, alguém sabe se suco de laranja faz bem para a pele?  Eu espero que sim.

Aguardem as cenas dos próximos capítulos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário