Depois de refletir um pouco sobre a iniciação escolar da Fernanda, cheguei a conclusão de que não seria bacana para ela entrar na escolinha só no segundo semestre, com seus dois aninhos bem completados, como sempre pensei. O que mais pesou nessa decisão foi a questão da adaptação que, sem dúvida alguma, seria mais complicada pois ela entraria em uma turma em andamento, já entrosada e, provavelmente, a pequena se sentiria ainda mais um "peixinho fora d'água", o que é absolutamente normal.
Decisão tomada, hora de começar a via crucis em busca da escolinha perfeita. Já posso adiantar que não encontrei simplesmente porque, agora eu sei, ela não existe. Da mais simples à mais cara, sempre tem alguma coisa que não é como a gente sempre sonhou. Desejei ter o poder de criar um "frankenstein". Na verdade, uma "escola frankenstein". Queria aquela diretora apaixonada da escolinha simples do bairro; queria a estrutura da sala de aula daquela escola que não foi escolhida por não ter nenhum espaço ao ar livre; queria a orientadora pedagógica daquela escolinha preterida por não caber no bolso dos papais; queria a horta daquela que fica muito longe de casa; queria o playground da outra que vende refrigerantes em sua cantina; queria a biblioteca da outra que não tem uma grade de segurança realmente segura em torno da sua piscina, e por aí vai.
Eu, apesar de ansiosa pela importante decisão que estava prestes a tomar, estava maravilhada com o universo escolar infantil. Tenho que confessar que me emocionei em diversas ocasiões. Em uma dela ao presenciar um ensaio da apresentação dos pequeninos para a festa de encerramento da escola. Meu Deus, que coisa mais fofa. Já fiquei me imaginando, próximo ano, na primeira fila, assistindo a minha filhota mostrando seus dotes artísticos, ou até a falta deles, e eu achando tudo lindo, perfeito e, claro, em lágrimas. Não vejo a hora!
Mas, retomando, por fim tivemos que optar pela instituição que reuniu mais itens que considerávamos importantes. Optamos pela Arte de Crescer Berçario e Educação Infantil. Fomos bem recebidos em todas as 3 vezes que lá estivemos, tem uma mangueira enorme fazendo sombra em um dos pátios, equipe de acompanhamento multidisciplinar, aula de música, não é muito grande nem muito pequena, perto de casa, especializada em educação infantil e o preço mediano. A sorte está lançada. Espero que esse espaço venha a representar na vida da nossa filha muitos momentos felizes e prazerosos. Nós, claro, estaremos acompanhando bem de perto, já com o coração apertadinho em pensar que o tempo não para e nossa filha está cada dia mais descobrindo que existe um mundo além do nosso lar, que poderá amar outros além de nós e que há vida longe do papai e da mamãe, apesar de sermos o seu porto seguro. Como disse Dalai Lama, "Dê a quem você ama: asas para voar, raízes para voltar e motivos para ficar."
Então é isso. Matrícula feita, uniforme comprado e lista de material escolar em mãos. Vamos às compras!
Nenhum comentário:
Postar um comentário