quinta-feira, 12 de abril de 2012

Estreia indesejada: Fernanda ficou doente pela 1ª vez

Eu já sabia que criança fica doente, que a gente sofre junto, fica preocupada, desesperada, angustiada e tudo mais.  Eu só não sabia que doia tanto.  Sempre agradeci muito a Deus pela saúde da nossa filha que, até então, nunca tinha contraído uma gripe se quer.  Saúde de ferro. Mas no último dia 09 isso mudou.  Cheguei em casa na hora do almoço e encontro uma Fernanda chorosa, inapetente e febril.  Não tinha a menor ideia do que poderia ser.  Até o dia anterior estava tudo bem e ela não estava apresentando nenhum sinal de doença.  Termômetro em mãos e a confirmação: 37,8°.  Tylenol e vamos aguardar.  Quando retorno do trabalho, já de noite, vejo que a febre aumentou, agora já passava dos 38° e Fernanda está extremamente irritada, indisposta, chorando e eu tive certeza:  minha filha está doente!
Tivemos uma noite terrível!  A febre dela chegou aos 39,8°, a noite inteira sem dormir, muito choro e oração para o dia seguinte chegar.
Resolvemos não esperar mais, na manhã do dia seguinte fomos para a emergência e, depois de 7 horas dentro do hospital, um diagnóstico evasivo: "há sinal de infecção mas não possível precisar aonde; vamos controlar a febre com antitérmico e reavaliar em 48 horas.  É provável que seja apenas uma virose."  Voltamos para casa desolados!  Fernanda chorou horrores e nós estavámos exaustos.  Seguimos as orientações, mas a febre não baixava, a noite que se seguiu foi de vigília novamente.
3º dia e a febre começou a ceder, mas agora surgiam pequenas bolhinhas vermelhas na pele.  Meu Deus, será catapora? rúbeola? dengue?  Mais sofrimento!
Passadas as 48 horas, levamos a pequena ao nosso pediatra e o diagnóstico dele foi de virose mesmo.  Menos mal.  Ela continua sem apetite, mas já está bastante ativa e sinto que o pior passou.  Ficamos agora com a experiência e as consequências de três dias sem alimentar-se adequadamente:  perda de aproximadamente 500 g.  A bichinha ficou leve como uma pluma.  Com todo o trabalho que a  Fernanda dá para comer, haja paciência para recuperar esse peso perdido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário