A luta com a balança continua. Com essa virose horrorosa que Fernanda contraiu, fechamos o primeiro ano de vida dela com peso e estatura abaixo da média. A gente sempre se ressente, pensando no que poderia ter feito à mais, e se preocupa, apesar de, em linhas gerais, ela ter bastante saúde. Mas prometi para mim mesma que vou tentar não pirar por causa disso.
Falando em virose, graças a Deus ela já foi para bem longe de nós, mas deixou suas marcas. Não só na perda de peso da Fernanda, mas na aversão que ela passou a ter do cadeirão de alimentação e da banheira. Nossa... a hora de comer e tomar banho tem sido de muito chororô. Isso sem falar que lá se foram suas noites inteiras de sono. Estava tão bom!
O que faltou em crescimento físico à Fernanda nos últimos dias, sobrou em desenvolvimento cognitivo. É uma surpresa atrás da outra. Certo dia, em uma das muitas tentativas desesperadas para fazê-la comer, a Dinda deu-lhe um bastão de cotonete para entrete-la. Pois não é que a danadinha tentou colocar no ouvido?! Fiquei impressionada porque o uso do cotonete não é diário, mas mesmo assim ela reconheceu e quis repetir a ação. Nem preciso dizer o tamanho do meu orgulho, né? Isso sem contar que ela já tenta calçar sapatos, pentear o cabelo, vestir roupas. Uma graça.
O vídeo desse post mostra a pequena aplicando suas habilidades manuais comendo pedacinhos de pão de queijo (que ela adora, diga-se de passagem).
Completando as informações, Fernanda está cada dia mais prática na caminhada e ainda mama no peito. Na última consulta com o pediatra (12/04/2012) estava com 69 cm e 8,100 kg.
Nenhum comentário:
Postar um comentário