terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Desmame - Parte II

Dias tensos devido a problemas de saúde da Fernanda - primeiro uma suposta gastroenterite que rendeu quase uma noite inteira na emergência, 4 dias depois febre de quase 40° e outra visita à emergência e 10 após uma gripe daquelas, com direito a cansaço, e a 3ª ida à emergência em menos de 30 dias.  Ufa... Nem preciso falar o quanto ficamos esgostados com essa maratona de doenças, não é mesmo?  Como é ruim ter criança doente em casa.  Noites mal dormidas, preocupação constante, inapetencia, irratação e manha tudo junto.
Me chamou muito a atenção esse(s) episódio(s) porque a Fernanda sempre foi muito forte e dificilmente ficava doente.  Mas, de uma hora para outra, começou a apresentar esses probleminhas típicos de criança.  Foram 3 gripes em 3 meses.  E olha que as aulas ainda nem começaram.
Como uma mãe traumatizada que sou, já comecei a associar essa "queda de imunidade" à má alimentação (em termos de quantidade, ressalte-se, pois o pouco que nossa filha come é fresco, caseiro e natural) que é peculiar à pequena. Ai como eu sofro!
 
Essa situação acabou postergando um pouco o segundo passo do desmame, já que o aleitamento era um aliado na recuperação da pequena convalescente.  Somente agora, quase 2 meses após a retirada da 1ª mamada, foi possível tirar a 2ª, a diurna.
Mais uma vez a Fernanda nos surpreende.  Imaginei que o fato de não mamar logo após o seu despertar matutino, depois de uma noite de sono e 12 horas de jejum iria aceitar o leite de vaca, mas me enganei novamente.  Mesmo assim ela não quer saber do outro leite, para minha tristeza.  Isso pediu uma adaptação na rotina.   O café da manhã que era por volta das 8h foi adiantado para as 7h.
Até agora o processo vem sendo bem tranquilo.  Expliquei que o peito tinha secado e só ia encher de novo de noite e ela está aceitando super bem.  Mais uma etapa vencida \0/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário