Dá para acreditar que estamos caminhando para o 2° aniversário da Fernanda? Para mim parece que foi ontem que ela estava guardadinha dentro da minha barriga. Mas o fato é que estamos dando "tchau" ao bebê e aprendendo a lidar com a criança que, agora, está entre nós. E que criança, gente! Quanta energia! Quanta sagacidade! Quanta alegria! Quanta esperteza!
Não é por ser minha filha, mas essa nossa menininha nos surpreende dia-a-dia com seu nível de compreensão.
Como sempre me perguntam se ela fala muito, me bateu a curiosidade de "contabilizar" as palavrinhas que a nossa pequena já fala de forma espontânea (e compreensível!) e que sabe o significado, pois repetir, ela repete tudo, mesmo sem saber do que se trata, e fala algumas coisas que, por mais que nos esforcemos, não conseguimos entender. Bem, cheguei ao número 60. 60 palavras usadas no cotidiano. Confesso que me surpreendi. Já li em alguns artigos que 50 é a média de palavras faladas por crianças que têm por volta de 2 anos. Isso sem contar o sem número de coisas que ela não consegue pronunciar mas aponta para o objeto.
Me empolguei na tarefa e resolvi contar quantos bichinhos ela já sabe imitar e, pasmem, são 12. Me dei conta que ela já aponta para todas as partes do seu corpo, obedece à ordens simples, como colocar a roupa suja no cesto, a fralda no lixo, procurar sua sandália (sandália é uma das palavras que ela fala!), dar beijo e abraço, pedir a benção e etc. Uma preciosidade que amamos infinitamente.
Como estamos falando em desenvolvimento, tenho que comentar que desconfio estarmos atravessando a tal "adolescência do bebê". Gente... é muita marra para uma criança só. Quer tudo do jeito dela, na hora dela. Se não for: BIRRA! Chora, esperneia, bate, se bate. Eu continuo com a estratégia de ignorar, mas tenho que falar, QUE FASE MEDONHA! Espero que passe logo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário