quarta-feira, 18 de maio de 2011

Ocupação: mãe em tempo integral.

Olá queridos amigos, seguidores, visitantes, familiares e etc.!
Nessa vida de mamãe tempo é um recurso, de fato, muito escasso... Tenho me esforçado bastante para me manter antenada, mas a dificuldade é enooooorme!  Mas vamos as novidades.

Bem... A mamãe está bem, totalmente recuperada da cirurgia e dedicando-se exclusivamente a nossa pequena.  Há dias que o cansaço ainda domina, mas em geral estou conseguindo disposição suficiente para curtir a Fernanda.

O papai é um xodó só com a Fernanda.  Acho que ela vai "colocá-lo no bolso" logo, logo.  Risos.  Mas tenho que deixar registrado o quanto ele tem sido companheiro, dividindo comigo todos os cuidados com a nossa pequena.  Isso, sem dúvida, tem facilitado bastante a vida da mamãe de primeira viagem.  Eu agradeço agora, e mais tarde a nossa filha também agradecerá, pelo papai e marido amoroso e cuidadoso que temos.

A Fernanda está em franco desenvolvimento.  A última pesagem foi na consulta de 1 mês, quando estava com 4,2 kg, mas acredito que a essa altura, com 49 dias, ela já tenha passado dos 5 kg.  A coluna da mamãe já está reclamando.
No último sábado (14/05) vivenciamos a primeira grande crise de cólicas e foi terrível.  Apesar de ter ficado com o coração bem apertadinho, consegui manter a calma para não gritar junto com ela.  Depois disso, estamos administrando dimeticona 3x ao dia diariamente e o funchicórea 1x por dia, sempre no início da noite para previnir novas crises como aquela.
A visão e a audição da nossa bebê estão cada dia mais apurados.  Ela já consegue acompanhar com os olhos o movimento de um objeto ou de uma pessoa e qualquer barulho novo chama sua atenção, fazendo-a parar o que estiver fazendo ou até despertar de um cochilinho.
Estamos tentando manter uma rotina mínima, mas tem dias que vai tudo por água à baixo.  A maior dificuldade desses últimos dias tem sido a de fazê-la dormir cedo.  Em alguns dias da semana passada começamos a tentar fazê-la dormir por volta das 21h e só obtivemos êxito por volta de meia-noite e, no pior dia, depois de 1h da manhã.  Dureza, hein?  Os intervalos das mamadas estão cada vez mais regulares - 3 horas, inclusive à noite, o que tem permitido alguma programação para os papais.  Quando ela adormece durante o dia iniciamos uma espécie de "corrida maluca" para cumprir as tarefas domésticas e pessoais.  Mesmo assim, nem penso em deixar de amamentar.
Fizemos uma nova viagem para Natal no último domingo, onde estamos até hoje, para a revisão da minha cirurgia.  Percebi que a viagem foi diferente da primeira, há 15 dias atrás, quando a Fernanda dormia mais e interagia pouco com o ambiente.  Dessa vez ela dormiu apenas a primeira metade do caminho, cerca de 1 hora e meia, e manteve-se acordada cerca de 1 hora observando tudo a sua volta, voltando a dormir durante a meia-hora final da viagem.  Em ambas ela ficou bastante tranquila, mesmo acordada.  Acho que ela vai gostar de andar de carro.

 
É... Nossa menina está crescendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário